Description
Considerando a necessidade de aprofundar e fundamentar cientificamente o debate cada vez mais atual em torno das noções de crise e de austeridade, a presente obra, dotada de grande contemporaneidade e relevância crítica, pretende explicitar e discutir não só as transformações em curso nas políticas sociais contemporâneas, sobretudo no contexto português, mas também as novas orientações que se perspetivam e os impactes que poderão produzir em termos de equidade, justiça e bem-estar social.
A obra encontra-se assim estruturada em duas partes. Os contributos agregados na primeira parte procuram posicionar as questões estruturantes dos debates em curso e perspetivar criticamente as orientações que se evidenciam para a mutação dos Estados de bem-estar, em Portugal e no contexto europeu. Na segunda parte procura-se identificar as mudanças em curso nas políticas sociais sectoriais, bem como refletir sobre as novas orientações e restrições (acentuadas em contextos de austeridade) das políticas públicas de bem-estar nos domínios do combate à pobreza, do apoio à família, da saúde e do apoio a idosos.
Contando com a reflexão de investigadores com experiência e saber consolidados no domínio do pensamento e da aplicação de políticas sociais, constitui-se como uma obra de grande interesse e atualidade para investigadores, estudantes (de graduação e pós-graduação), docentes e profissionais das áreas de ciências sociais interessados na compreensão dos fundamentos e das transformações no modelo contemporâneo de proteção social.
- Estado-providência do século XXI
- Solidariedade na Europa depois da crise
- Políticas sociais
- Sustentabilidade
- Crise
- Pobreza
- Novos riscos sociais em Portugal-
Target-Audience
- Docentes e estudantes dos cursos de Licenciatura, Mestrados e Doutoramentos em Políticas Públicas, Serviço Social, Política Social, Sociologia, Economia Social
Preview
<div data-configid="4804698/39645502" style="width:400px; height:288px;" class="issuuembed"></div>
<script type="text/javascript" src="//e.issuu.com/embed.js" async="true"></script>
Authors
Cristina Albuquerque
Doutora em Letras, pela Universidade de Fribourg (Suiça), na área de especialização Trabalho Social e Política Social, e Pós-Doutora em Filosofia Social e Política pela Universidade Paris Descartes, Sorbonne Paris Cité (Centro PHILéPOL). Professora Auxiliar na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Leciona e publica nos domínios das políticas públicas, serviço social, ética e empreendedorismo social. Investigadora integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade de Coimbra (CEIS20).
Helena Amaro da Luz
Doutora em Economia pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG-UL), Doutoranda em Serviço Social no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Mestre em Economia e Política Social pelo ISEG-UL e Licenciada em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Coimbra. Professora Associada no Instituto Superior Bissaya Barreto (ISBB), investigadora e autora de publicações e artigos científicos nas áreas de gerontologia social, economia social e sua sustentabilidade, serviço social, empreendedorismo e intraempreendedorismo social.