Description
A intervenção profissional com famílias é um tema que tem sido abordado e debatido pelo Serviço Social desde as suas origens, garantindo assim à profissão uma inserção estratégica no cenário contemporâneo da política social.
De facto, as famílias são uma das principais unidades de análise e um dos pilares fundamentais da intervenção do Serviço Social. Atualmente, esta intervenção dirige-se não a um tipo ideal de família, mas a vários tipos: famílias recompostas, monoparentais, nucleares, com casais do mesmo sexo, entre outras.
Este livro reúne o trabalho de assistentes sociais, docentes e investigadores, dando-se enfoque à intervenção sistémica e à intervenção individualizada e com famílias, com vários exemplos de intervenções neste domínio. Evidencia-se, igualmente, a intervenção em situações de acontecimentos adversos de saúde, com crianças em idade escolar, pessoas LGBT, imigrantes e famílias de idosos.
Procura-se, ainda, relevar o conhecimento que é produzido noutros contextos societários, como é o caso do Brasil, com a participação de várias autoras que se têm destacado nesta área.
Neste livro abordam-se as seguintes temáticas:
·Intervenção sistémica com famílias
·Intervenção com crianças e famílias
·Relação de ajuda em Serviço Social
·Mediação de conflitos na família
·Impactos da violência doméstica
·Famílias em contexto hospitalar
·Cuidados familiares na velhice
·Intervenção individualizada
·Famílias e pessoas LGBT
·Serviço Social nas escolas
·Descanso do cuidador
·Famílias imigrantes
Additional information about the book
Target-Audience
·Assistentes sociais
·Docentes de Serviço Social
·Estudantes do Ensino Superior
·Outros profissionais com interesse pela área da intervenção com famílias
Authors
Maria Irene de Carvalho
Assistente social, doutorada em Serviço Social pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), sendo também licenciada e mestre em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. É especialista em educação de adultos pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (ULisboa) e pós-graduada em Família e Sociedade pelo ISCTE. Docente da Licenciatura em Serviço Social e coordenadora dos mestrados em Gerontologia Social e em Serviço Social e Política Social da Universidade Lusófona de Humanidaes e Tecnologias (ULHT). Investigadora Integrada no Centro de Administração e Políticas Públicas do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (CAPP-ISCSP) da ULisboa.