Português
voltar

Análise Forense de Documentos Impressos

Manuel Mourato
Análise Forense de Documentos Impressos
Disponibilidade Disponível
-10%
Promoção – Desconto imediato
€ 24,95 € 22,46
- +
Edição: 2021
ISBN: 978-989-693-129-2
Editora: PACTOR
Preço Fixo:
Sim
Este livro está abrangido pela Lei do Preço Fixo. Para mais informações, consulte por favor as Perguntas Frequentes"
Páginas: 184
Formato: 16x24 cm
Idioma: Português

Descrição

Nas últimas décadas, a análise forense de documentos impressos tem vindo a assumir um papel de extrema importância, nos laboratórios forenses e da polícia científica, como auxílio à atuação da justiça. A formação de peritos em documentoscopia forense é essencial não só para desvendar falsificações em qualquer tipo de documentos, mas também para determinar a identidade do falsificador.

Este livro faculta uma abordagem geral à análise forense de documentos impressos em todas as suas fases. Segundo uma sequência lógica, apresentam-se os conceitos e as definições da documentoscopia forense e a composição dos documentos impressos, desde o seu suporte até à sua personalização, explorando variados aspetos, como os elementos de segurança aplicados nas diferentes fases de produção dos mesmos. São, também, abordados conceitos no âmbito da falsificação e contrafação de documentos e as técnicas de análise utilizadas na sua deteção e identificação. No final, o leitor ainda poderá encontrar três casos práticos resolvidos de análise de fraude documental com recurso a documentos autênticos falsificados e contrafeitos.

O livro destina-se aos alunos e docentes dos cursos de ciências forenses e criminais. Será, também, útil para peritos, especialmente aqueles que se encontrem a iniciar uma carreira ou que se apresentem a concurso para a mesma, e, ainda, para todos os que pretendam explorar esta área das ciências forenses e criminais.

Temas abordados:
· Documentoscopia
· Aspetos legais da análise de documentos
· Tipos de documentos
· Análise do papel
· Técnicas de impressão gráfica
· Elementos de segurança nas fases de impressão, pós-impressão e personalização
· Biometria para documentos de segurança
· Elementos óticos variáveis difrativos em documentos de segurança
· Falsificação e contrafação de documentos
· Técnicas laboratoriais de análise e prova pericial

Público-Alvo

- Alunos e docentes dos cursos de ciências forenses e criminais
- Peritos em início de carreira ou que se apresentem a concurso para a mesma
- Todos os que pretendam explorar esta área das ciências forenses e criminais

Pré-visualização

Autores

Manuel Mourato

Perito Forense Sénior no Centro Nacional de Análise de Contrafações do Laboratório de Polícia Científica da Polícia Judiciária Portuguesa. Professor Auxiliar Convidado no Instituto Universitário Egas Moniz e Regente da unidade curricular de Documentoscopia do curso de licenciatura em Ciências Forenses e Criminais. Leciona, também, na unidade curricular de Química Analítica Forense do curso de mestrado em Técnicas Laboratoriais em Ciências Forenses. Formador no Instituto de Polícia Judiciária e Ciências Criminais. Membro fundador do Centro Nacional de Análise de Contrafações. Vice-Presidente da Associação Sindical dos Peritos Forenses. Palestrante em inúmeras conferências, seminários e outros encontros, sobre a temática da contrafação de documentos. Autor de vários artigos científicos. Participou no projeto europeu para a implementação dos centros técnicos de análise em vários países da Zona Euro.
Os descontos, promoções e campanhas apresentados são válidos para o dia 18-01-2022, salvo indicação em contrário.
Para conhecer a modalidade de redução de preço praticada, clique no ícone de desconto.

Os preços apresentados incluem IVA às taxas aplicadas em Portugal, sendo as mesmas ajustadas no carrinho de compras em função do país de entrega.
PACTOR – Av. Praia da Vitória, 14 A – 1000-247 Lisboa – Portugal

Versão DesktopPACTOR, 2022