Mauro Paulino | João C. Alchieri
Descrição
Partindo de uma abordagem interdisciplinar aplicada ao comportamento desviante e ao fenómeno criminal, esta obra constitui um contributo amplo e relevante para a compreensão de temáticas extremamente atuais. Autores nacionais e internacionais escrevem sobre e para diferentes intervenientes de um complexo sistema, que inclui a vítima, emergindo daí temas como: a vitimologia, enquanto estudo científico das vítimas e do processo de vitimização; o agressor juvenil e o agressor adulto; os órgãos de polícia criminal, que se confrontam, entre as várias exigências, consigo próprios, lançando para a discussão a questão do suicídio nas forças de segurança; o contexto prisional; e, por fim, a própria justiça.
Temas abordados, entre outros:
· Justiça Restaurativa
· Vitimologia Forense
· Maus-tratos a Animais e Violência contra as Pessoas
· Crimes Passionais
· Violência nas Relações de Intimidade em Jovens e Comportamentos de Stalking e Ciberstalking
· Delinquência e Reinserção Social
· Intervenção na Transgressão Juvenil Feminina
· VIH e SIDA nas Prisões Portuguesas
· Negociações em Contexto Prisional
· Polícias e Prostitutas/os
· Suicídio nas Forças de Segurança
· Noções Centrais de Direito para a Intervenção Informada da Psicologia na área da Justiça
Público-Alvo
· Alunos dos cursos e cadeiras de psicologia clínica, criminal, forense e judiciária, bem como de direito e serviço social
· Profissionais das áreas da psicologia, medicina legal, direito, investigadores forenses e profissionais ligados ao Sistema de Justiça (e.g. órgãos de polícia criminal), organismos no âmbito da prevenção e apoio a vítimas de crime e instituições responsáveis pela reinserção de grupos excluídos socialmente
Pré-visualização
<div data-configid="4804698/59881560" style="width:400px; height:300px;" class="issuuembed"></div>
<script type="text/javascript" src="//e.issuu.com/embed.js" async="true"></script>
Autores
Mauro Paulino (Coord.)
Psicólogo Forense. Coordenador da Mind | Instituto de Psicologia Clínica e Forense. Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, com investigação na área de violência conjugal. Pós-graduado em Consulta Psicológica, Psicoterapia e Neuropsicologia. Consultor do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, I.P. Coordenador do Grupo de Trabalho da Ordem dos Psicólogos Portugueses - Intervenção do Psicólogo em Contexto de Violência Doméstica. Coordenador Clínico na Pelo Sonho - Cooperativa de Solidariedade Social. Coordenador da Pós-graduação de Psicologia Forense da Universidade Autónoma de Lisboa. Docente convidado em várias universidades nacionais e internacionais.
João C. Alchieri (Coord.)
Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica, no período 2017-2019. Professor Associado do Departamento de Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil), onde é orientador de mestrados, doutoramentos e supervisor de pós-doutoramentos no Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde. Tem vasta experiência em áreas como Metodologia, Instrumentação, Processos de Avaliação Psicológica com ênfase em Psicologia Forense, Neuropsicologia e Avaliação de Personalidade. Autor e coautor de publicações técnicas em instrumentos como o Z-Teste Técnica de Zulliger - Coletivo e individual.